terça-feira, 24 de maio de 2011

Schweinshaxe

Começando esse post vou começar traduzindo para vocês o que é o Schweinshaxe:
Para quem não sabe é o famoso Eisbein (Joelho de porco) ou Stelze (versão austríaca), uma ótima peça de carne aonde a maioria das pessoas tem um enorme pré-conceito.

Os cortes provem dos joelhos dianteiros ou traseiros do porco.  Deu-se inicio para aproveitar a um corte muito pouco apreciado para o comercio. Muitos (que nunca comeram) dizem que é um prato aonde é servido osso + osso coberto por uma fina camada de carne, o que é mentira. Tem sim um grande osso ao centro, mas o mito de que é um prato sem carne, esse é mito mesmo.



É um prato muito tradicional do sul da Alemanha, na região da Bavária, pode ser preparado frito ou assado, dependendo exclusivamente do prato. Como acompanhamento, encontramos tradicionalmente o Sauerkraut (Chucrute) e batatas cozidas ou purê e com mostarda. Tradicionalmente cozido por horas (4~5h), na cerveja e/ou com especiarias.

Coloquei para vocês duas fotos e um vídeo. A primeira foto é um prato do restaurante aonde eu trabalho aonde eu fiz um Eisbein ao molho de tomate com chucrute. Na segunda foto, um prato que fiz em minha própria casa, um Eisbein ao molho de cerveja e especiarias com um “escondidinho” de purê de batata (As batatas recheadas com Wurst suína e mussarela de búfala). O vídeo é do Chef Uwe no German Food da GermanDeli.com

Prato do meu trabalho. Eisbein mit Sauerkraut
Para relaxar em casa. Eisbein mit Kartoffel





Espero que tenham apreciado o vídeo, as fotos e o pequeno texto que carinhosamente escrevi para vocês. E quando um Eisbein aparecer na sua frente tente experimentar! Deixe o preconceito de lado! Você verá que de vez em quando, vale apena ariscar no que é “diferente”.


Quando você for e comer um, venha aqui me contar o que achou nos comentarios!

2 comentários:

  1. Quero muito dar meu testemunho. Passei por cima do meu preconceito e comi. Muito bom isso vei!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog!! Meu marido é descendente de alemães e estou aprendendo a gostar de algumas coisas, rsrsrsrrs. Ainda não experimentei o Eisbein, mas vou fazer isso em breve. Não consigo gostar de algumas coisas, mas até agora as carnes são muito boas e amo spaetzle! Até já fiz! Abraço!

    ResponderExcluir