quarta-feira, 18 de maio de 2011

Servus Restaurante

Hoje o post será referente à Semana da Europa 2011, na qual eu disse que tinha ido até o restaurante Servus. Lembram? Claro que não Pois então, vou contar um pouco de como foi à experiência, o que comi, onde fica, o que eu achei do lugar e se voltaria lá ou não.

Willkommen!


Para quem não é de Brasília, ou nunca ouviu falar do Servus é um restaurante de família Austríaca, que, ao final de semana, abrem a casa para receber clientes que irão desfrutar de uma gastronomia um pouco diferente da que estamos acostumados no centro da cidade.

Ao chegar lá, fui muito bem recebido e acomodado em uma mesa. De entrada é servido torradas com três pastas. A mesa muito bonita e o ambiente muito agradável. Senti-me em casa desde a hora que vi o portão, até a hora de ir embora. (Ok ok, na hora que eu vi escrito  ,,Willkommen" eu já fiquei louco e me senti lá [Alemanha] e não aqui [Brasil], essa hora já tinha me cativado).


Ao preço de um pouco mais de 30 reais por pessoa, é oferecido um Buffet, com uma ótima variedade de comida, tudo bem explicado pela Biergit Fenzl, que é uma simpatia em pessoa. Comecei com um prato leve, nada muito pesado (cof cof), só um Schweinshaxe e Sauerkraut, Gulasch e Spätzle, Kassler e Kartoffel e pra finalizar o prato principal, uma Weisswurst que é incrivelmente deliciosa.

O Schweinshaxe (Eisbein ou Joelho de porco) foi um dos melhores que já tive a oportunidade de comer, bem macio, desfiado, foi com certeza, para mim, o atrativo do almoço.
O que dizer do Sauerkraut (Chucrute)? Repolho caseiro, feito pela própria família um ótimo acompanhamento para o Schweinshaxe.
O Gulasch (Picado de carne bovina com Páprica e cebola) me causou uma pequena decepção, acho que por ter ido lá pensando em comer um Gulasch mais apimentado, não sei dizer o que faltou, mas alguns sabores desse prato não estavam lá como eu imaginei e me deixou um pouco a desejar. Mas apesar disso, não estava ruim, em hipótese alguma! Pelo contrario, principalmente acompanhado com o Spätzle (Este aqui vocês já conhecem em?) foi um dos pratos chaves da casa e eu voltaria para comer mais desse típico prato.
O Kassler também, uma experiência bem diferente do que estou acostumado, que é ele selado de um lado e outro como o do primeiro post, uma coisa mais seca, e comer ele lá ao molho com as batatas cozidas foi realmente muito diferente e muito gostoso.
A Weisswurst também estava excelente, muito melhor das que tenho costume de comer por aqui.


A carta de bebidas é muito boa e com um enfoque legal sobre os países que são a raiz do restaurante. Bebidas como cervejas alemãs, vinhos com a casta Gewürztraminer, destilados alemães e outras mais. Para acompanhar meu prato, optei por uma Warsteiner Dunkel.

Warsteiner Dunkel

E após ter se deliciado com todas essas maravilhas da gastronomia Austríaca, Alemã e do Leste Europeu (Que não são todas que eles têm a oferecer, para conhecer as outras vocês vão ter que ir lá ou esperar eu voltar lá), vamos para outras delicias, as sobremesas! 

Foram pedidas: Sachertorte, Kaiserschmarrn e uma Kaffecremetorte
Todas essas lindas sobremesas são de origem Austríaca.
A Sachertorte tem origem em Wien (Viena), capital da Áustria. É com certeza, uma das tortas mais conhecidas de lá. É um bolo de 2 camadas, a massa é de chocolate, é uma massa um pouco seca e é coberta (centro e laterais) por uma deliciosa geléia de damasco. Tem uma cobertura de chocolate bem dura que na maioria das vezes que você vai cortar, ela tende a se quebrar, pois não acompanha o corte da faca como nas coberturas moles. Como eu disse, é uma torta muito seca, por isso, geralmente é servida com sorvete ou chantilly. Nesse caso, chantilly. Eu gostei muito, apesar de não ter sido a melhor Sacher que já comi. A cobertura poderia ser um pouco mais durinha, mas o melhor da torta é ela não ser extremamente doce.
A Kaiserschmarrn foi, pra mim, a melhor sobremesa do dia, é uma massa de panqueca, com calda de frutas vermelhas e sorvete. Simples e deliciosa. Um típico prato da confeitaria austríaca.
A Kaffecremetorte é uma torta, como o nome já diz, é uma torta creme de café. Ela é bem doce, a mais doce com certeza, um pouquinho enjoativa, mas vale apena experimentar. Acompanha chantilly.

        
Sachertorte
Kaiserschmarrn
Kaffecremetorte


Resultado: Tive uma experiência gastronômica maravilhosa, fui cativado pelo lindo ambiente, pelo ótimo atendimento, pelas risadas e conversas em alemão com a Frau Fenzl, voltaria e voltarei lá com toda a certeza e recomendo a todos que puderem ir desfrutar dessa gastronomia dos pratos clássicos do leste europeu. E o melhor, é poder fazer tudo isso, sentado na varanda e se sentir em casa ao som de uma ótima musica cantada em alemão, uma boa companhia, e desfrutando de uma boa comida caseira.
 
Fiquem agora com 2 lindas fotos do lugar.


Pensa em como é gostoso almoçar num lugar tão tranquilo assim.

Otimo para deixar as crianças e cutir o lugar.

Para quem for, não deixe de experimentar o Schweinshaxe, o Gulasch e de sobremesa um Apfelstrudel. Essa é a minha recomendação.

Guten Apetit!

Servus
Especialidade: Leste Europeu, com pé na Alemanha e Áustria
Faixa de Preço: R$ 30,00+ por pessoa no Buffet + bebidas e sobremesas aparte.
Endereço: DF-140 ,quilômetro 6,2 - perto da Cachoeira Tororó. Depois da cidade de São Sebastião, indo em direção ao Jardim do ABC
Telefone: 3339-6180/6147
Horário:12h30/16h (sáb. e dom.)
Comporta: 60 pessoas.
Modo de pagamento: Somente dinheiro ou cheque.

Mapa para chegar ao Servus.

3 comentários:

  1. Oba, gostei dessa!
    Talvez em outubro.....

    Abraços,
    Chef Heiko

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso, familiar e acessível quanto ao preço!

    ResponderExcluir
  3. Tem que ligar e avisar que vai para eles se prepararem para o número certo de pessoas e horário!

    ResponderExcluir